Pesquisar este blog

Bem-vindxs ao Profissão História!

Este blog foi criado com o objetivo de servir de suporte pedagógico para minhas alunas e meus alunos, colaborando no processo de ensino-aprendizagem para além da sala de aula, de maneira virtual, dinâmica e interativa. E também para oferecer a todxs que se interessam em conhecer mais sobre a História, seus segredos e encantos, suas curiosidades e surpresas! Os conteúdos postados aqui não possuem fins lucrativos e se destinam única e exclusivamente ao âmbito educacional.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Álbum de Família: resgatando, construindo e compartilhando memórias familiares


Este trabalho é um projeto destinado às turmas de 6º ano e tem os seguintes objetivos:

  • Resgatar imagens e histórias contadas pelos familiares mais antigos dos alunos e das alunas;
  • Estimular a noção de memória familiar a partir da experiência de contato com estas imagens e histórias;
  • Compartilhar com a escola a herança histórica da comunidade onde a instituição está inserida através de fotos e relatos.

Este trabalho tem como inspiração os conceitos de história local e história oral, ambos interligados pelo elo que confere à oralidade um grande instrumento de conhecimento das experiências vividas a nível local. Ao longo do projeto, será trabalhado com os(as) alunos(as) o conteúdo Compreensão da História e as seguintes habilidades e competências: 
  • Compreender a noção de história
  • Analisar o conceito de fonte histórica
  • Reconhecer o homem como resultado do desenvolvimento histórico


Orientações para o trabalho
  1. O trabalho poderá ser feito em grupo (máximo: 6 pessoas);
  2. O grupo deverá confeccionar um cartaz com fotos antigas da família de cada um dos participantes. No caso de o trabalho ser feito individualmente, o aluno deverá recolher fotos de diferentes ramos de sua família. Por exemplo: família do padrasto + família da mãe; família da avó + família do avô; família da tia materna + família do tio paterno. Após colar as fotos no cartaz, o grupo deverá fazer uma pequena legenda para cada foto, com os seguintes dados: 

    a) nome da família representada na foto; 
    b) nome das pessoas que aparecem nas fotos; 
    c) local onde a foto foi tirada; 
    d) data (dia/mês/ano/década em que a foto foi tirada);

  3. O grupo deverá escolher 02 (duas) famílias das que foram representadas no cartaz e procurar uma pessoa, de preferência alguém bem mais velho (um tio, uma avó etc), e realizará uma entrevistaa (no caso de trabalho individual, o(a) aluno(a) poderá escolher duas pessoas mais velhas de sua família, de ramos diferentes).
  4. Cada pessoa entrevistada deverá contar uma história antiga a respeito de sua família, de preferência a mais antiga que a pessoa puder lembrar. A história contada pode ser um relato que a pessoa ouviu de seus antepassados.  A ideia é buscar através da oralidade o relato mais antigo que a memória conseguir resgatar. Pode ser uma história de tragédia, uma  história de humor, uma história de aventura, ou qualquer outra, tanto faz.
  5. Após realizar as entrevistas, o grupo deverá escrever essas duas histórias e entregá-las ao professor, em folha separada, se possível digitado/impresso.
  6. O material escrito entregue ao professor deverá conter os seguintes dados:

    a) capa com o nome completo, número de chamada e turma das pessoas que fizeram o trabalho;
    b) nome completo e idade (data de nascimento) da pessoa entrevistada;
    c) nome ou referência (amiga de Fulano, tio de Beltrano etc) das pessoas que aparecem nas histórias;
    d) lugar (onde a história se passa: nome da rua, do bairro, da cidade, da praça, da praia etc);
    e) época (quando a história aconteceu: ano, época do ano, data comemorativa, mês, década etc);

  7. O grupo escolherá 01 (uma) das duas histórias escritas e a contará oralmente para o restante da turma.

Importante
  • A turma realizará a exposição dos cartazes com os álbuns de família na escola na semana da apresentação dos trabalhos;
  • O projeto pretende reunir as histórias contadas e transformá-las em livro.


 Calendário e avaliação

C. E. Evangelina Porto da Motta

Atividade
Dia da apresentação
Pontuação
Exposição dos cartazes
dia 26/3 – quarta-feira
(601 e 602)
1,0 ponto
Entrega das entrevistas
dia 27/3 – quinta-feira
(601 e 602)
1,0 ponto
Apresentação para a turma
dia 26/3 – quarta-feira
(601 e 602)
1,0 ponto
Total de pontos
3,0 pontos


E. M. Professora Márcia de Brito

Atividade
Dia da apresentação
Pontuação
Exposição dos cartazes
611 (dia 25/3) – terça
612 (dia 26/3) – quarta
613 (dia27/3) – quinta
1,0 ponto
Entrega das entrevistas
611 (dia 1º/4) – terça
612 (dia 2/4) – quarta
613 (dia 3/4) – quinta
1,0 ponto
Apresentação para a turma
611 (dia 25/3) – terça
612 (dia 26/3) – quarta
613 (dia 27/3) – quinta
1,0 ponto
Total de pontos
3,0 pontos

Nenhum comentário:

Postar um comentário