quarta-feira, 26 de março de 2014

Revisão para prova - 6º ano - 1º bimestre

O que é importante saber para a prova do 1º bimestre? Vou dar algumas dicas para vocês estudarem, mas ATENÇÃO! Não estudem apenas por aqui. Lembrem-se: isto aqui é um ROTEIRO para você estudar pelo livro e pelo conteúdo que você anotou no seu caderno!


DICAS

1. Saber o que é História
É IMPORTANTE LEMBRAR QUE a História é a ciência que estuda as ações do ser humano ao longo do tempo! Seu significado é "investigação". E o que ela investiga? O que ela deseja conhecer? A História é uma forma de conhecer o passado, os registros humanos que foram deixados nele, e que ainda persistem até hoje. Existem outras formas de conhecer ações humanas, como as adivinhações, os mitos, as lendas, as religiões. Mas a História é uma ciência! E é uma ciência humana, ou seja, o ser humano é o centro das atenções da História!

2. Conhecer a importância da memória para a História
É IMPORTANTE LEMBRAR QUE não se faz e nem se estuda História se não se levar em consideração a memória. E o que é a memória? É todo o conhecimento que o ser humano quer ou deseja lembrar sobre o seu passado. O que isso significa? Que a memória produz tanto lembranças quanto esquecimentos. Quando falamos sobre o passado, sempre falamos a partir dos registros que a memória nos fornece, seja ela a nossa memória ou a memória de uma família, de uma cidade, de um país. E quando não nos lembramos de acontecimentos do passado, isso também tem um significado. Por que esquecemos? Porque nossa memória escolheu aquilo que deveria ser lembrado e aquilo que deveria ser apagado. Portanto, a memória não é o registro fiel e absolutamente verdadeiro sobre o passado. Ela apenas abriga versões sobre o que esse passado foi ou é.

3. Saber o que são fontes históricas
É IMPORTANTE LEMBRAR QUE o que conhecemos sobre o passado não veio do nada! Tudo o que sabemos é fruto de muitas pesquisas científicas. Essas pesquisas se baseiam no que chamamos de fontes históricas. Fonte histórica é o registro que o ser humano deixou ao longo de sua existência, e que pode ser usado pelo historiador, pelo pesquisador da História. Existem várias fontes históricas, desde os documentos escritos até os vestígios de arte e cultura, como as esculturas, os quadros, os desenhos, entre outros. Praticamente qualquer material criado pelo ser humano é uma fonte histórica em potencial: jornais, revistas, diários, boletins, cartas, CD's, gravações, fotografias... Enfim! 

4. Compreender as transformações e continuidades da História
É IMPORTANTE LEMBRAR QUE a História estuda as transformações da sociedade, é verdade. Mas não apenas o que se transforma serve de interesse à História! Aquilo que fica, que permanece, que continua, também desperta seu interesse. Com o passar do tempo, o mundo se transforma, mas algumas de suas características permanecem. Por exemplo, quando falamos em comunicação. Desde que o ser humano existiu, ele necessitou se comunicar. Então podemos dizer que a necessidade de se comunicar é uma característica que permanece, que continua na humanidade. Mas será que a forma de se comunicar é a mesma desde sempre? Claro que não! Há séculos atrás, a comunicação era feita apenas oralmente. Depois, inventou-se a escrita! E as cartas, as correspondências, os documentos, as leis, passaram a ser escritos! Atualmente, temos a tecnologia da Internet que tem facilitado bastante a comunicação entre as pessoas, não é verdade? Então, quando observamos um fato histórico, ou mesmo um objeto, devemos perceber nele o que o caracteriza como continuidade e o que o caracteriza como transformação.

5. Quem faz a História
É IMPORTANTE LEMBRAR QUE a História não é feita apenas pelos grandes heróis. Antigamente, os pesquisadores de História acreditavam que ela era construída pelos presidentes, pelos descobridores, pelos grandes navegadores, pelos grandes nomes, os famosos! Hoje, entendemos que a História é feita pelos sujeitos históricos, sejam eles famosos ou não. As pessoas comuns também fazem parte da História! Pedreiros, camponeses, escravos, mulheres, crianças, professores, pobres, analfabetos, negros, músicos, poetas, empregadas domésticas, indígenas, surdos, lésbicas, gays, cadeirantes, a Igreja, o Senado, as Forças Armadas, o sindicato, enfim, todos e todas nós somos sujeitos da História!


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