Pesquisar este blog

Bem-vindxs ao Profissão História!

Este blog foi criado com o objetivo de servir de suporte pedagógico para minhas alunas e meus alunos, colaborando no processo de ensino-aprendizagem para além da sala de aula, de maneira virtual, dinâmica e interativa. E também para oferecer a todxs que se interessam em conhecer mais sobre a História, seus segredos e encantos, suas curiosidades e surpresas! Os conteúdos postados aqui não possuem fins lucrativos e se destinam única e exclusivamente ao âmbito educacional.

sábado, 11 de outubro de 2014

Desfile dos deuses! [6º ANO]

Este trabalho tem como objetivo abordar o tema da mitologia grega junto às turmas do 6º ano da Escola Municipal Profª Márcia de Brito, utilizando a estética da Antiguidade Clássica e os conhecimentos prévios dos alunos a respeito das mitologias, e relacionando-os ao conteúdo referente aos aspectos culturais da Grécia Antiga.



Desfile dos deuses


O que é para fazer?
Produzir um desfile narrativo contando as narrativas míticas dos deuses gregos e relacionando-os a elementos da história da Grécia.

Como fazer?
Em grupos de até 07 pessoas, os alunos escolherão os deuses gregos que mais lhe interessam, pesquisarão sobre suas habilidades, propriedades e funções dentro da cultura grega antiga e se caracterizarão como esses deuses antigos.

Quanto vale o trabalho?
Este trabalho vale 4,0 pontos. A prova vale 3,0 pontos. Os outros 2,0 pontos são das atividades que vocês fazem em sala de aula e em casa.

Calendário de apresentação

Turma 161 - 04/11/14 (terça-feira)
Turma 162 - 05/11/14 (quarta-feira)
Turma 163 - 05/11/14 (quarta-feira)


ALGUMAS DÚVIDAS

1. Todo mundo é obrigado a desfilar, professor?
- Não, nem todo mundo é obrigado a desfilar. Mas todo mundo precisa estar envolvido no desfile.

2. Se eu não for desfilar, o que eu vou fazer?
- Bem, você pode cantar, você pode dançar, você pode ajudar a preparar o ambiente do desfile, pode narrar a passagem dos seus colegas pela passarela... só não vale não fazer nada e ganhar ponto com o trabalho que seus colegas fizeram sozinhos.

3. É preciso comprar roupa?
- Não. Se você quiser, tudo bem. Mas você pode reciclar, inventar, adaptar! Desde que alguém esteja narrando o desfile e explicando o porquê de tal roupa.

4. Pode ter desfile sem a narração?
- Não. 

5. Pode ter só a narração, sem o desfile?
- Não.

6. Como eu vou saber como os deuses se vestiam?
- Você não vai saber como os deuses se vestiam. Aliás, a gente não está interessado em descobrir como os deuses se vestiam de verdade, porque a gente nem está querendo saber se eles existiam. Essa não é a questão. O que a gente quer é saber como os antigos gregos descreviam os deuses, pois, ao pesquisarmos sobre a representação dos deuses pelos gregos, vamos acabar conhecendo mais sobre esses povos. E essa pesquisa pode começar aqui pelo blog mesmo!  Veja logo abaixo na seção DICAS E SUGESTÕES algumas dicas/sugestões de vestimentas gregas a partir das ilustrações, das representações dos deuses e de suas características.


DICAS E SUGESTÕES

  1. Deuses olímpicos: Conheça aqui quem eram os 12 deuses olímpicos da Grécia (Fonte: História digital);
  2. Titãs e titânides: Conheça aqui quem eram os deuses titãs e as deusas titânides (Fonte: Mundo estranho);
  3. Além dos deuses: Conheça outros seres que também faziam parte da mitologia grega, mas não eram deuses gregos (Fonte: Sua pesquisa.com)

ALGUMAS QUESTÕES

Os deuses olímpicos formam o Dodekatheon (em grego: Δωδεκάθεον) ou Dodecateão, que é a lista dos 12 deuses que vivem no Olimpo. Porém, essa lista de deuses olímpicos nem sempre foi doze e nem sempre eram os mesmos deuses que podiam desfrutar de figurar nesta listagem. Alguns entraram, outros saíram, dependendo da época e do autor.



 Esta é a lista clássica dos deuses considerados olímpicos. Perceba que aqui estão catorze deuses e deusas, e não doze. A lista dos deuses olímpicos variou ao longo dos anos. Dependendo da versão e do escritor, a listagem de doze deuses varia.



Esses são os deuses olímpicos! Mas só tem onze... Quem mais você incluiria nesta lista?




Em algumas versões, Hércules (Héracles), que é um semideus, figurava na listagem dos deuses olímpicos. Na sua opinião, ele poderia ser incluído na lista do dodecateão?


Nenhum comentário:

Postar um comentário