Pesquisar este blog

Bem-vindxs ao Profissão História!

Este blog foi criado com o objetivo de servir de suporte pedagógico para minhas alunas e meus alunos, colaborando no processo de ensino-aprendizagem para além da sala de aula, de maneira virtual, dinâmica e interativa. E também para oferecer a todxs que se interessam em conhecer mais sobre a História, seus segredos e encantos, suas curiosidades e surpresas! Os conteúdos postados aqui não possuem fins lucrativos e se destinam única e exclusivamente ao âmbito educacional.

sábado, 11 de outubro de 2014

História teatral: encenando os mitos gregos! [6º ANO]

Este trabalho tem como objetivo abordar o tema da mitologia grega junto às turmas do 6º ano (turmas 601 e 602) do Colégio Estadual Evangelina Porto da Motta, utilizando o recurso teatral como ferramenta de aprendizagem e de ensino das narrativas míticas da Grécia Antiga.


História teatral:
Encenando os mitos gregos!


O que é para fazer?
Produzir um esquete (apresentação teatral curta de, aproximadamente, dez minutos) sobre uma das narrativas míticas gregas listadas abaixo:


Como fazer?
Em grupos de até 07 pessoas, os alunos pesquisarão sobre um dos três temas acima. Depois, o grupo irá se organizar para apresentar, de forma ensaiada, a história escolhida. Para conhecer mais das narrativas, clique em um dos três links da lista acima.

Quanto vale o trabalho?
Este trabalho vale 4,0 pontos. A prova vale 3,0 pontos. Os outros 2,0 pontos são das atividades que vocês fazem em sala de aula e em casa.

Dia da apresentação: 05/11/14 (quarta-feira)


ALGUMAS DÚVIDAS

1. Todo mundo é obrigado a apresentar, professor?
- Sim, todos deverão estar em cena. Mas nem todo mundo precisa ter fala no esquete. Mas todos precisam participar da apresentação.

2. Vamos apresentar para a escola inteira?
- A princípio não. Vamos apresentar para a própria turma, mas no pátio da escola. Provavelmente algumas pessoas da escola, que não são da turma, passarão pelo pátio e assistirão. Normal.

3. Precisamos comprar roupas para a peça?
- Não, vocês podem adaptar, reciclar, inventar, utilizar materiais mais baratos. Sejam criativos!

4. É preciso decorar o texto?
- É recomendado. Se não conseguir decorar, tudo bem, mas ficar segurando papelzinho lá na frente não fica muito legal, né?

5. Sou obrigado a fazer o trabalho?
- Não. Mas eu também não sou obrigado a te dar nota.

6. Mas eu tenho vergonha, sou tímida(o), minha religião não permite, eu estou doente, alguém da minha família faleceu no dia, fui atropelada(o), minha rua encheu no temporal e eu não consegui sair de casa no dia da apresentação. Como eu faço pra recuperar a nota do trabalho? 
- Primeiro, agradeça por estar vivo(a), porque o azar está correndo atrás de você, viu? Depois, procure o professor para se informar sobre a atividade de recuperação paralela referente a este trabalho.

7. Uma pessoa do meu grupo não fez nada. Ele (ela) vai ganhar nota mesmo assim?
- Não. Basta me avisar quem não se envolveu nas atividades. Se ele(a) não fez nada, a responsabilidade é dele(a). vai ficar sem nota. Se vocês não me avisarem do ocorrido, a responsabilidade é de vocês!


GALERIA DE IMAGENS

Veja AQUI fotos das apresentações teatrais de outros alunos que já realizaram este mesmo trabalho em outros anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário