Este trabalho é um projeto destinado às turmas de 6º ano e tem os seguintes objetivos:
- Resgatar imagens e histórias contadas pelos familiares mais antigos dos alunos e das alunas;
- Estimular a noção de memória familiar a partir da experiência de contato com estas imagens e histórias;
- Compartilhar com a escola a herança histórica da comunidade onde a instituição está inserida através de fotos e relatos.
Este trabalho tem como inspiração os conceitos de história local e história oral, ambos interligados pelo elo que confere à oralidade um grande instrumento de conhecimento das experiências vividas a nível local. Ao longo do projeto, será trabalhado com os(as) alunos(as) o conteúdo Compreensão da História e as seguintes habilidades e competências:
- Compreender a noção de história
- Analisar o conceito de fonte histórica
- Reconhecer o homem como resultado do desenvolvimento histórico
Orientações para o trabalho
- O trabalho poderá ser feito em grupo (máximo: 6 pessoas);
- O grupo deverá confeccionar um cartaz com fotos antigas da família de cada um dos participantes. No caso de o trabalho ser feito individualmente, o aluno deverá recolher fotos de diferentes ramos de sua família. Por exemplo: família do padrasto + família da mãe; família da avó + família do avô; família da tia materna + família do tio paterno. Após colar as fotos no cartaz, o grupo deverá fazer uma pequena legenda para cada foto, com os seguintes dados:a) nome da família representada na foto;b) nome das pessoas que aparecem nas fotos;c) local onde a foto foi tirada;d) data (dia/mês/ano/década em que a foto foi tirada);
- O grupo deverá escolher 02 (duas) famílias das que foram representadas no cartaz e procurar uma pessoa, de preferência alguém bem mais velho (um tio, uma avó etc), e realizará uma entrevistaa (no caso de trabalho individual, o(a) aluno(a) poderá escolher duas pessoas mais velhas de sua família, de ramos diferentes).
- Cada pessoa entrevistada deverá contar uma história antiga a respeito de sua família, de preferência a mais antiga que a pessoa puder lembrar. A história contada pode ser um relato que a pessoa ouviu de seus antepassados. A ideia é buscar através da oralidade o relato mais antigo que a memória conseguir resgatar. Pode ser uma história de tragédia, uma história de humor, uma história de aventura, ou qualquer outra, tanto faz.
- Após realizar as entrevistas, o grupo deverá escrever essas duas histórias e entregá-las ao professor, em folha separada, se possível digitado/impresso.
- O material escrito entregue ao professor deverá conter os seguintes dados:a) capa com o nome completo, número de chamada e turma das pessoas que fizeram o trabalho;b) nome completo e idade (data de nascimento) da pessoa entrevistada;c) nome ou referência (amiga de Fulano, tio de Beltrano etc) das pessoas que aparecem nas histórias;d) lugar (onde a história se passa: nome da rua, do bairro, da cidade, da praça, da praia etc);e) época (quando a história aconteceu: ano, época do ano, data comemorativa, mês, década etc);
- O grupo escolherá 01 (uma) das duas histórias escritas e a contará oralmente para o restante da turma.
Importante
- A turma realizará a exposição dos cartazes com os álbuns de família na escola na semana da apresentação dos trabalhos;
- O projeto pretende reunir as histórias contadas e transformá-las em livro.
Calendário e avaliação
C. E. Evangelina Porto da Motta
Atividade
|
Dia da apresentação
|
Pontuação
|
Exposição dos cartazes
|
dia 26/3 – quarta-feira
(601 e 602)
|
1,0 ponto
|
Entrega das entrevistas
|
dia 27/3 – quinta-feira
(601 e 602)
|
1,0 ponto
|
Apresentação para a turma
|
dia 26/3 – quarta-feira
(601 e 602)
|
1,0 ponto
|
Total de pontos
|
3,0 pontos
|
E. M. Professora Márcia de Brito
Atividade
|
Dia da apresentação
|
Pontuação
|
Exposição dos cartazes
|
611 (dia 25/3) – terça
612 (dia 26/3) – quarta
613 (dia27/3) – quinta
|
1,0 ponto
|
Entrega das entrevistas
|
611 (dia 1º/4) – terça
612 (dia 2/4) – quarta
613 (dia 3/4) – quinta
|
1,0 ponto
|
Apresentação para a turma
|
611 (dia 25/3) – terça
612 (dia 26/3) – quarta
613 (dia 27/3) – quinta
|
1,0 ponto
|
Total de pontos
|
3,0 pontos
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário